terça-feira, 10 de setembro de 2013

Resenha - O Morro dos Ventos Uivantes

Autor: Emily Bronte 
Ano de Publicação: 1847
Editora: Landmark

Primeiramente peço desculpas pela minha confusão,na resenha anterior. “Acidentalmente” um P fora colocado no lugar de um N,assim transformando um ciclone em um ciclope,me perdoem estou completamente arrependido. O morro dos ventos uivantes é um livro indispensável para sua estante! É realmente difícil fazer uma resenha sobre ele,porque a obra é tão fantástica e adota um tom profundo,que apenas aqueles que um dia,ouviram bater a sua porta,em um dia nebuloso de inverno,a breve e morna dona insanidade personificada em forma de carteiro,trazendo cartinhas de amor que foram escritas por ninguém,vão compreender a obra por completo.

A estranha,por vezes bizarra,forma de amor que sente Heathcliff para com Cathy,pertubaram os leitores,e causando rebuliço entre os críticos do século XIX.
O livro focaliza vida como um todo,e a morte não é um fim nem começo,é uma metamorfose,uma libertação de toda e completa essência humana.
Apesar de haver um certo ressentimento entre Cathy e Heathcliff,quando crianças,acabam por se apaixonar,ainda que a moça a considere Heath inferior a ela.(pelo fato dele ser moreno) Com o passar dos anos o amor vai crescendo,só que ela acaba se casando com Edgard,um pretendente mais “socialmente aceitável”,e a revolta melancólica vem para cena,conduzindo o livro de uma forma perturbadora,que por curiosidade me motivou a fazer algo completamente ridículo para alguém da minha idade,mas enfim mas enfim. Emily Bronte era extremamente sensível,é notável a figura opressora do pai dela em sua obra,que a mantinha isolada do convívio com humanos e trancando ela nas escuridões da ignorância,já que naquela época a educação não era para todos,talvez ai esta o porque dela usar a literatura como forma de escapar da sua vida. Vale lembrar que ela é Irma de outra grande escritora da literatura inglesa: Charlotte Bronte(autora de Jane Eyre),que ando louco para ler!
 
Uma música para acompanhar a leitura...


 Resenha feita por Pedro Rafael

5 comentários:

  1. Eu até tenho o livro, porém a vontade de ler é pouca... A história parece ser interessante, mas eu por "acidente" acabei vendo o filme e achando tudo muito estranho, então fui deixando a leitura para depois e depois.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus romances preferidos. Vira e mexe eu pego pra ler umas partes. Acho lindo a intensidade do amor deles.

    wwww.livredujour.wordpress.com

    :*

    ResponderExcluir
  3. Gabrielle, esse livro é ótimo, mas realmente super difícil de falar! Não tem como expressar a profundidade dos sentimentos investidos na história...

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  4. Minha prima comprou o livro, só que ela disse que não gostou do final.
    Mas como eu sou curiosa demais, acho que ele se encaixará na leitura desse mês
    Beijos
    http://simplesmenteumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro há muitos anos e amei! Recentemente andaram falando mal dele na net, mas eu ainda o acho fantástico!

    Excelente resenha! Beijos!

    ResponderExcluir

 

Abcd dos Livros Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang